James Vowels
Team PrincipalJames Vowles é o atual team principal da Williams mas antes desta que é a etapa com mais responsabilidade da sua vida profissional, James conta com mais de 20 anos de carreira na Fórmula 1.
A sua história no desporto começa em 2001 quando se junta à British American Racing onde fica até 2023 passando por todas as mudanças de nome que a equipa sofreu, primeiro como Honda, depois Brawn e finalmente Mercedes.
James foi instrumental no sucesso da Brawn GP enquanto chefe de estratégia naquela que foi a primeira e única época na Fórmula 1 da equipa com esta iteração onde venceram o campeonato de pilotos e construtores com Jenson Button e Rubens Barrichello.
Na época seguinte, nasce a Mercedes das cinzas da Brawn, novamente com Vowles a liderar a estratégia sendo novamente fundamental naquela que foi a dinastia da Mercedes.
Em 2023 juntou-se à Williams e tem agora a missão de acordar o gigante adormecido.
Em 2020 faltou pouquíssimo para que Sainz ganhasse uma corrida, com um segundo lugar no Grande Prémio Italiano que Pierre Gasly venceu. Ainda assim esta foi uma época espetacular para a equipa de Woking que conseguiu o terceiro lugar no campeonato de construtores com os 105 pontos que Sainz fez.
Em 2021 chegou o momento mais importante da carreira do Carlos, a subida à Ferrari; a sua primeira época foi algo difícil devido aos problemas de motor que a Ferrari enfrentava, ainda assim conseguiu 4 pódios e pontuou em 19 de 21 corridas terminando a época à frente do seu colega Charles Leclerc, já em 2022 a conversa foi diferente mas ainda assim, Sainz conseguiu a sua primeira pole position e vitória no fim de semana do Grande Prémio Britânico, neste mesmo ano a Ferrari anunciou que tinha renovado o contrato de ‘’Chilli’’, em 2023 Sainz conseguiu mais uma vitória no GP de Singapura ao interromper o streak de 10 vitórias de Max Verstappen e ao terminar o jejum de mais de um ano da equipa de Maranello. Em 2024 Sainz venceu na Austrália e na cidade do México naquela que foi a sua última época na Ferrari e agora, em 2025 prepara-se para enfrentar um enorme desafio, reerguer o gigante adormecido que é a Williams de James Vowles.
