Red Bull Racing

As frustrações de Max

Depois de 4 anos de domínio e a possibilidade de igualar o recorde de mais títulos seguidos com uma quinta vitória, Max Verstappen apresenta-se com a confiança algo em baixo ao afirmar que duvida que o RB21 seja capaz de estar na contenção pela vitória em Albert Park. 

Penso que não conseguimos competir para a vitória em Melbourne mas espero que o desenvolvimento do carro possa ser acelerado e se vejam melhorias em algumas corridas.

Quer Verstappen quer a Red Bull afirmam que esperavam mais do carro depois dos testes no Bahrain. O objetivo das mudanças efetuadas seria ter um carro mais consistente e com uma maior facilidade em alterar set ups, algo que os atormentou na segunda parte da época de 2024. 

Os 3 dias de testes foram incrivelmente inconsistentes com os pilotos e a equipa a realizar diversos testes e experiências de modo a compreender as mudanças efetuadas, ainda assim, Verstappen não chegou a realizar uma simulação de corrida, e Liam Lawson, que tinha um dia dedicado só ao seu desenvolvimento, viu uma fuga de água a retirar-lhe algumas destas preciosas horas. 

Em entrevista à Viaplay, o atual campeão do mundo admite que uma vitória em Melbourne seria difícil. ‘Penso que não conseguimos competir para a vitória em Melbourne mas espero que o desenvolvimento do carro possa ser acelerado e se vejam melhorias em algumas corridas.’

Quando questionado sobre se se sentia satisfeito com o desenvolvimento realizado durante o inverno, o neerlandês revela em tom jocoso que estava à espera de mais e que os testes no Bahrain trouxeram alguma desilusão ao campo austríaco. 

Estas palavras vão diretamente contra aquela que era na altura, a opinião de Verstappen sobre o carro, durante os testes quando afirmou que até agora só tinha tido surpresas agradáveis com o carro, mas no final os sinais de frustração eram claros e são confirmados por estas palavras ao gigante da media neerlandesa.

A Red Bull entrará então numa fase de limitação de danos, onde tentará optimizar o carro de corrida para corrida de modo a chegar ao seu potencial, que a equipa acredita que seja um carro que possa competir por vitórias. 

Ainda assim, Max reconhece que nem tudo foi negativo e que durante a analise pós-teste já se teria identificado a maneira ideal de dar set up ao carro, que é de extrema importância, mas que ainda assim, não seria o suficiente para tornar o RB21 num carro que conteste pela vitória. 

Pierre Wache, diretor técnico da Red Bull corrobora estas palavras e afirma que o teste não foi tão ‘’smooth’’ como estava à espera e que a a Red Bull iria começar a época com o pé errado. 

’Não estou tão contente como poderia estar porque o carro não respondeu como queríamos que respondesse, mas está a ir na direção certa.’

Os problemas de desenvolvimento de 2024 juntamente com os rivais Mclaren e Ferrari a desenvolver os seus carros na direção correta, ao investir fortemente na ‘’aero-elasticidade’’ das asas viram a forma da RB a cair de maneira astronómica na segunda metade da época de 2024, e ainda que Verstappen fosse capaz de vencer o titulo de pilotos, na tabela de construtores foram ultrapassados confortavelmente e este resultado viu Sérgio Pérez a ser afastado da construtora austríaca.