Ferrari

A ingenuidade de Hamilton, segundo Vasseur.

O team principal da Ferrari, Fred Vasseur, afirmou que tanto ele como Lewis Hamilton, ‘subestimaram’ o impacto da mudança para um novo ambiente. 

A chegada do 7 vezes campeão do mundo à Ferrari tem sido algo turbulenta e o seu novo chefe de equipa afirma agora que a construtora italiana foi ‘ingénua’ em esperar mais de Lewis. 

Com 14 corridas já realizadas pela Ferrari, o piloto de 40 anos tem vindo a demonstrar-se incrivelmente desanimado com a situação em que se encontra atualmente. 

Depois de um fim-de-semana abaixo das expectativas no Hungaroring que é uma pista historicamente favorável para o britânico, fechou a primeira volta do campeonato a ser batido por Charles Leclerc de maneira clara com o monegasco a conseguir a pole enquanto Lewis não saiu do Q2. 

A reação imediata de Hamilton foi algo dura. O piloto britânico apelidou-se de ‘inútil’ e sugeriu à Ferrari ‘encontrar outro piloto’ de modo a melhorar os resultados. 

No entanto, Vasseur foi rápido a defender o piloto no rescaldo do último fim-de-semana de Grande Prémio ao afirmar que a diferença de delta era significativamente mais baixa do que se fazia parecer pelo resultado. 

‘É algo que tem muito a ver com as circunstâncias e infelizmente o Lewis tem tido mais azar do que sorte, em Budapeste ele esteve à frente do Charles no Q1 e só foi um décimo mais lento no Q2, esteve a 15 milésimos de avançar para o Q3. Mas o que se vê no final é que um se qualificou em 1º e o outro em 12º.’ Afirmou o Francês à AMuS. 

‘Olhando para trás é preciso admitir que nós, eu e o Lewis, subestimámos a mudança para um ambiente tão diferente. Ele esteve com a mesma equipa durante muito tempo, esteve sempre em equipas inglesas e o ambiente à volta do seu motor nunca mudou. Há uma diferença muito superior entre a Mercedes e a Ferrari do que entre a Mercedes e a McLaren.’ 

Fred comparou também o seu novo recruta ao seu antigo piloto, Carlos Sainz ao afirmar que foi bastante ingénuo achar que Lewis teria tudo sobre controlo ao mudar de equipa depois de tanto tempo. 

‘Quando o Lewis chegou nós achávamos que ele iria ter tudo sobre controlo. Mas ele não é como o Sainz, que muda de equipas de maneira frequente e está habituado ao processo.’ 

Vasseur afirma não estar desiludido com Lewis e acredita que desde o Grande Prémio canadiano que Lewis está num bom caminho: ‘Demorou algum tempo ao Lewis mas sinto que desde a corrida no Canadá que ele está num bom caminho.’