Red Bull Racing

A nova estrela da Red Bull recebe a Super Licence antecipadamente.

Arvid Lindblad tornou-se uma excepção à regra depois de receber a super licence por parte do World Motorsport Council da FIA com apenas 17 anos. 

Lindblad tem vindo a impressionar na F2. Ocupa atualmente o terceiro lugar no campeonato de pilotos com duas vitórias. 

Para estar elegível para esta documentação, é necessário contar com pelo menos 40 pontos, que Lindblad conseguiu ao vencer a Formula Regional da Oceania, e estreou-se num carro de F1 este ano num teste privado da Red Bull. 

Tipicamente, é necessário que um piloto tenha pelo menos 18 anos para receber uma super licence e o jovem piloto da Red Bull só os completa em Agosto, no entanto a Red Bull aproveitou-se de uma mudança nos regulamentos que afirma que um piloto poderá receber o documento aos 17 se tiver demonstrado ‘de maneira consistente e recente uma capacidade e maturidade em carros de single seater fora do normal.’ 

A FIA confirmou esta terça feira que Lindblad cumpria estes requisitos, sendo a primeira vez que um piloto de 17 anos recebe a licença desde que o limite de idade foi introduzido, pouco depois da estreia de Max Verstappen com 17 anos. 

Arvid é a mais recente jóia da academia da Red Bull e está previsto que obtenha um lugar na Racing Bulls num futuro relativamente próximo. 

Relativamente ao impacto que isto terá ainda esta época, Lindblad está agora elegível para realizar o FP1 com qualquer uma das equipas da gigante de bebidas energéticas e com Max Verstappen relativamente próximo de um race ban, Lindblad seria o homem que assumiria funções, presumivelmente num dos Racing Bulls ao substituir Lawson ou Hadjar que seriam chamados à equipa principal. 

Existe também a possibilidade de uma nova mudança de lugares em ambas as equipas mas é algo que a Red Bull já admitiu ser pouco provável. Yuki Tsunoda deve completar esta temporada como colega de Max Verstappen, e embora Liam Lawson tenha tido um início de vida difícil parece estar finalmente a florescer ao lado de Isack Hadjar, embora continue a ser batido em praticamente todas as métricas pelo francês.