F1 Championship FL Power Rankings

FL POWER RANKINGS GP CHINA

O Grande Prémio chinês não contou com o caos meteorológico do australiano, mas ainda assim foi uma oportunidade de ver o ritmo real de corrida a seco dos carros. Vamos olhar para a resposta que cada equipa deu no primeiro fim-de-semana do ano com sprint!

Kick sauber: 

Ao contrário do fim de semana passado, desta vez não houve um rasgo de sorte para a equipa helvética, a qualificação de sexta-feira para a corrida de sprint fica marcada por uma chegada de Bortoleto ao SQ2, a conseguir o 14º lugar e  novamente a bater o seu colega de equipa no head to head que fica pelo SQ1. 

Este bom resultado do brasileiro acabou por ser apagado na corrida de Sprint, perdeu 4 lugares mas ainda assim à frente de Nico Hulkenberg que termina em 19º. 

Já na qualificação para a corrida, Hulkenberg finalmente bate o seu colega e chega pela primeira vez ao Q2 este ano, conseguindo um 12º lugar para a corrida de domingo, Gabriel Bortoleto iria partir de 19º, apenas à frente de Liam Lawson que continua com extremas dificuldades no RB. 

Chegando à corrida no domingo, o problema da Sauber foi novamente revelado, uma completa falta de ritmo de corrida, numa corrida em que ainda vimos Gabriel Bortoleto a perder controlo do carro na primeira volta, que podia ter acabado com a sua corrida. 

Embora tenham conseguido colocar um carro no Q2 em cada uma das sessões de qualificação, o carro verde fluorescente apresenta grandes dificuldades em sessões de corrida, Bortoleto termina em 17º, Hulkenberg em 18º apenas à frente de Yuki Tsunoda que teve uma situação caricata que viu a sua asa a desmontar-se, e Fernando Alonso que de viu obrigado a abandonar a corrida nas voltas iniciais devido a um problema nos travões. 

Pontuação do fim de semana: 2/10

Alpine: 

A única equipa que segue sem pontuar ao fim de duas rondas de campeonato, a Alpine teve um fim de semana para esquecer, depois de um inicio de temporada onde foi possível tirar alguns pontos positivos. 

A qualificação para a corrida de sprint viu os dois carros dos franceses a ficar pelo SQ1 com Jack Doohan a ficar com o 16º lugar, e Pierre Gasly diretamente atrás com o 17º, já na corrida de sprint, a performance inverteu-se, Jack Doohan caiu para a última posição da grelha e Pierre conseguiu ganhar 5 lugares terminando em 12º. 

Na Qualificação de sábado, ficaram novamente pelo Q1 mas desta vez com o Francês a levar a melhor sobre o seu colega com um 16º lugar para a grelha de partida de domingo enquanto Doohan iria partir de 18º. 

Já na corrida, Pierre Gasly continuou a demonstrar o porquê de ser um dos melhores condutores do midfield conseguindo um 11º lugar mas ainda assim a ficar a 6 segundos dos pontos, performance esta que foi apagada pelo facto do francês ser desqualificado depois do Alpine não cumprir com o peso requerido após pesagem do carro no final da corrida.  Jack Doohan teve uma batalha interessante com Isack Hadjar que culminou com uma situação infeliz, o australiano empurrou o piloto da Racing Bulls para fora da pista e levou com uma penalização de 10 segundos, que talvez tenha sido uma decisão errada da parte dos comissários, se Doohan fosse simplesmente forçado a deixar Hadjar passar, talvez o franco-argelino fosse capaz de conseguir uma posição melhor se não tivesse de continuar a lutar com o piloto da Alpine. 

Doohan terminou em 16º à frente de ambos os Sauber e de Yuki Tsunoda. 

Pontuação do fim de semana: 1/10

Racing Bulls:

Com muita semelhança ao fim de semana passado, a Racing Bulls tinha tudo para ter um fim de semana excepcional mas a corrida arruinou tudo e desta vez não será possível culpar intempéries. 

Na qualificação para a corrida de sprint Yuki Tsunoda chegou ao Q3 enquanto Hadjar ficou pelo Q2. Já durante a sprint, Yuki consegue subir dois lugares, terminando em sexto e conseguindo pontos, Isack não foi além do 13º lugar mas o verdadeiro ponto alto do fim de semana chegou na qualificação de sábado com ambos os RB a chegarem ao Q3 com Isack Hadjar a partir de 7º lugar no domingo e a levar a melhor ao seu colega japonês que partiu de 9º. 

Na corrida foi onde, novamente, tudo descambou, más decisões de estratégia levaram a que ambos os carros terminassem fora dos pontos, mas fora isto os Racing Bulls não apresentaram um ritmo de corrida particularmente bom em pneus duros, o que é novamente culpa da estratégia, com o último prego no caixão a ser a asa da frente de Yuki Tsunoda a desmantelar-se e a arrastar Yuki para a última posição da corrida, acabando em 16º depois do DNF de Alonso e das desqualificações de Leclerc, Gasly e Hamilton. 

Pontuação do fim de semana: 5/10

Aston Martin:

Lance Stroll continua o seu brilhante arranque de temporada. A qualificação para a corrida de sprint foi boa, com Lance a bater Alonso em 10º e 11º lugar respetivamente, durante a corrida subiram ambos uma posição ficando Stroll a uma posição dos pontos em 9º lugar. 

Já a qualificação para a corrida correu consideravelmente pior mas ainda assim, ambos os carros chegaram ao Q2. 

Na corrida, Fernando Alonso viu se obrigado a abandonar na sétima volta com um problema nos travões mas a performance de Stroll foi suficiente para a Aston Martin conseguir pontuar depois das 3 desqualificações que vimos na secretária.

Lance Stroll consegue então 10 pontos em duas corridas colocando-o em oitavo lugar no campeonato de pilotos à frente de ambos os pilotos da Ferrari. 

Pontuação do fim de semana: 6/10

Ferrari: 

Aquele que fica marcado como fim de semana de estreia de Lewis Hamilton na construtora italiana foi… insatisfatório.

A pole position e vitória de Lewis Hamilton na corrida de sprint, juntamente com o pace de Charles Leclerc na corrida com menos 20 pontos de downforce devido a uma asa da frente partida são os únicos positivos naquele que é sem dúvida um dos piores fins de semana de sempre na história da Ferrari. 

A sessão de qualificação para a corrida viu a construtora italiana a fechar a terceira linha da grid com Leclerc atrás de Hamilton por menos de um décimo, mas o ritmo do monegasco mostrou-se superior ao do britânico que lhe cedeu a posição na primeira metade do grande prémio. 

No final da corrida, após os testes da FIA ambos os carros foram desqualificados, o carro 16 por estar abaixo do peso legal, e o de Hamilton por não ter a espessura necessária na skid plank, uma peça no chão do carro que necessita de ter uma espessura mínima de 9mm, tinha 8,5mm e resultou na desqualificação.

Pontuação do fim de semana: 3/10

Haas: 

180º, foi a volta que a Haas deu desde o fim de semana passado, embora a performance em ambas as sessões de qualificação e a corrida de sprint tenha sido abaixo da média, mas sinceramente o esperado da construtora americana, na corrida deste domingo a história foi completamente diferente. Ollie e Esteban apresentaram um ritmo de corrida extraordinário com diversas ultrapassagens em pista a carros que estão indubitavelmente acima do Haas, incluindo uma espetacular ultrapassagem de Ocon a Kimi Antonelli. Ainda sem as desqualificações no final da corrida, ambos os os pilotos terminaram dentro dos pontos com Ocon em 7º e Bearman em 10º com a sua classificação final a ser um 5º lugar para o francês e 8º para o britânico, um mega resultado. 

Pontuação do fim de semana: 8/10

Williams: 

A equipa de James Vowles continua a surpreender e especialmente Alexander Albon, o tailandês terminou todas as sessões competitivas dentro do top 10 à excepção da corrida de sprint em que terminou em 11º, já Carlos Sainz ainda apresenta algumas dificuldades para igualar o ritmo do colega mas continua a conseguir retirar o carro do Q1 em todas as sessões até agora, as 3 desqualificações que vimos no grande prémio chinês querem dizer que temos os dois Williams dentro do top 10 e empatados com a Ferrari no campeonato de construtores impulsionados por uma performance de Alexander Albon que já bateu o seu total de pontos do ano passado em apenas duas corridas.

Pontuação do fim de semana: 7/10

Mercedes: 

Um upgrade ao fim de semana passado com Kimi a chegar ao Q3 em ambas as sessões de qualificação e a terminar em 6º lugar com George a conseguir mais um pódio. 

A Mercedes apresenta-se como um candidato a vitórias e cimentou a sua posição como segunda classificada no campeonato de construtores. 

George Russell teve mais um fim de semana espetacular, como nos tem vindo a habituar. Sólido na qualificação e sólido na corrida terminando atrás de ambos os McLaren no último lugar do pódio depois de perder a segunda posição que conquistou na sessão de qualificação para Lando Norris.

Pontuação do fim de semana: 7/10

Red Bull: 

Os problemas da Red Bull continuam. Max continua a conseguir espremer o máximo do RB21 e a afirmar que este não é um carro com que possa lutar por vitórias. Com um segundo lugar na qualificação e um terceiro lugar na corrida do segmento de sprint deste fim de semana. Já na qualificação e corrida não foi além do quarto lugar enquanto Liam Lawson teve mais um fim de semana para esquecer. 

Não há muito que se possa dizer do piloto natural da Nova-Zelândia que não tenha sido repetido milhares de vezes nas redes sociais e no comentário das transmissões em direto das corridas, as dificuldades são claras e embora na corrida de sprint e na corrida de domingo termos podido ver algumas ultrapassagens da parte do rookie, a sua performance necessita urgentemente de melhorar e nem as palavras do seu colega Max Verstappen relativamente ao carro que têm em mãos são suficientes para acalmar os murmurinhos ensurdecedores de uma possível relegação à ‘equipa b’ em favor de Tsunoda. 

Pontuação do fim de semana: 5/10

McLaren: 

Embora tenham tido um segmento de sprint abaixo das expectativas, a qualificação de sábado e a corrida de domingo voltaram a demonstrar as capacidades das papaias. 

Com pole position de Oscar Piastri e a facilidade com que Lando Norris ultrapassou Russell no primeiro setor da pista, o 1-2 da McLaren nunca esteve realmente ameaçado, embora o MCL39 não tenha a dominância que se viu alguns dos carros de topo dos últimos anos a ter, este é sem dúvida o carro a bater em quase todas as métricas à excepção da velocidade de ponta em que se encontra atrás da Mercedes, Red Bull e Ferrari.

A McLaren aumenta a sua liderança no campeonato de construtores e podemos ter em mão uma real luta pelo campeonato de pilotos entre Lando Norris e Oscar Piastri com ambos os pilotos a somar uma vitória cada um esta época, resta saber se a McLaren se vai impor. 

Nota do fim de semana: 8/10