F1 Championship FL Power Rankings

FL Power Rankings GP da Arábia Saudita.

O final do primeiro triple header da época deu-se neste fim de semana no circuito de Corniche em Jeddah. 

Oscar Piastri vence o seu terceiro grande prémio da época e sobe à liderança do campeonato de pilotos ao dividir o pódio com Max Verstappen e Charles Leclerc. 

Vamos analisar o fim de semana de cada uma das equipas. 

Kick Sauber: 

Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg continuam com a vida difícil. 

A qualificação de sábado viu o rookie brasileiro a ficar com o 20º lugar na grelha de partida, novamente batido pelo seu colega de equipa que ficou com a 18ª posição por quase 7 centésimos de segundo, uma diferença abismal. 

Já na corrida de domingo ambos os Sauber foram lapped pelos carros da frente com Gabriel Bortoleto a ficar na 18ª posição, a última dos carros que terminaram a corrida, e o experiente Nico Hulkenberg na 15ª à frente do seu colega, do Alpine de Jack Doohan e do Aston Martin de Lance Stroll.

É mais um fim de semana difícil para a construtora Helvética que tem provavelmente o carro menos competitivo da grelha neste momento. 

Pontuação do fim de semana: 2/10

Alpine: 

Depois do bom fim de semana no Bahrain, a Alpine e acima de tudo Pierre Gasly pareciam estar de volta.

Infelizmente a Arábia Saudita provou-se um fim de semana bastante difícil para a construtora de Enstone. 

Na qualificação de sábado, Pierre Gasly voltou a fazer das suas ao colocar o Alpine no Q3 de maneira impressionante, conseguindo a 9ª posição, enquanto Jack Doohan passou por claras dificuldades, o rookie australiano voltou a não passar do Q1 e arrancou 10 posições atrás do seu colega. 

As esperanças dos franceses estavam novamente colocadas em Gasly mas infelizmente o francês não chegou a completar uma volta. Ao realizar a curva 4, Pierre envolveu-se numa colisão com o Red Bull do seu ex-colega de equipa na Alpha Tauri, Yuki Tsunoda que viu ambos os carros a serem retirados da corrida, deixando Doohan como único representante da Alpine e infelizmente, o seu ritmo serviu de claro indicador para as fraquezas apresentadas pela construtora e pelo australiano neste inicio de época. 

Jack Doohan terminou a prova na 17ª posição e levou uma volta de avanço dos líderes da corrida. 

Pontuação do fim de semana: 4/10

Racing Bulls: 

Isack Hadjar e Liam Lawson tiveram sem dúvida um fim de semana melhor que o anterior. 

Lawson teve a sua melhor qualificação da época enquanto Hadjar teve a pior, os rookies arrancaram de 12º e 14 º respetivamente mas estas posições foram rapidamente invertidas na corrida de domingo. 

Isack Hadjar teve uma corrida esplendida, em muito ajudada pela estratégia escolhida pela RB que viu o Franco-Argelino começar de duros num stint inicial de 30 voltas que o viu a terminar nos pontos com um ritmo que francamente merecia mais que o 10º lugar, não tivesse sido o incrível trabalho de equipa dos Williams; Enquanto Liam teve uma corrida bastante mais discreta e terminou em 12º, depois de uma penalização de 10 segundos devido a uma saída de pista.

Ainda assim, a performance deste fim de semana foi um bom indicador para Lawson que parece estar a recuperar confiança e a habituar-se ao carro, o que pode prometer um bom duelo entre colegas, num carro que se apresenta como um dos dois melhores do midfield.

Pontuação do fim de semana: 5/10

Aston Martin: 

O AMR25 continua a apresentar um claro défice relativamente ao que seria esperado da equipa britânica. 

Lance Stroll continua a apresentar dificuldades em extrair potencial do carro e volta a ficar pelo Q1, num fim de semana em que fez história ao tornar-se no piloto com mais eliminações na fase inicial da sessão de qualificação sendo esta a 75ª vez. 

Já Fernando Alonso demonstra-se mais capaz e afirma até que este é um carro que tem de ser levado ao limite para conseguir extrair resultados, o duas vezes campeão do mundo volta a chegar ao Q2 e conseguiu a 13ª posição da grelha de partida, três lugares à frente do seu colega.  

Na corrida de domingo, Stroll ficou exatamente na mesma posição em que começou, mesmo com dois DNF’s enquanto Alonso demonstrou um ritmo de corrida muito bom ao conseguir ultrapassagens em pista e a ficar apenas a uma posição dos pontos em 11º depois de uma penalização administrada a Lawson.

Pontuação do fim de semana: 4/10

Haas: 

Depois do fim de semana passado, as expectativas à volta da construtora americana estavam elevadas mas Jeddah serviu para demonstrar que há ainda muito trabalho a ser feito pela Haas para conseguir ser um carro competitivo em todos os aspetos de um fim de semana de grande prémio. 

Ollie Bearman voltou a sair do Q1 e conseguiu a 15ª posição na grelha de partida ao bater o seu colega, Esteban Ocon que infelizmente se ficou pelo 19º tempo mais rápido da sessão apenas à frente do Sauber de Bortoleto. 

Na corrida de domingo ambos os Haas demonstraram um ritmo respeitável, ainda que notoriamente pior que no fim de semana passado. Esteban Ocon ganha 5 posições, terminando em 14º, e Ollie Bearman termina em 13º. 

Pontuação do fim de semana: 5/10 

Williams: 

Depois da corrida difícil no Bahrain, a Williams obteve um excelente resultado em Jeddah.

Sainz volta a bater o seu colega na qualificação e volta a chegar ao Q3 com uma performance espetacular que o viu arrancar de 6ª posição, à frente de Lewis Hamilton e Yuki Tsunoda. 

Já Alexander Albon ficou pelo Q2, a menos de uma centésima do Q3 na 11ª posição.

Na corrida de domingo, Sainz foi rapidamente ultrapassado por Lando Norris e Lewis Hamilton ficando na 8ª posição, enquanto o Albon beneficiou de dois DNF’s na primeira volta da corrida que o viram entrar no top 10 e de lá já não saiu. 

Este Grande Prémio foi um espetacular exemplo do quão bem está a correr a revolução de James Vowles na histórica construtora, um carro competitivo, dois pilotos velozes e uma mentalidade e trabalho em equipa espetaculares. 

Carlos Sainz e Alexander Albon protagonizaram um excelente momento de trabalho em equipa enquanto estavam a ser atacados pelo Racing Bulls de Isack Hadjar, com o piloto espanhol a permitir que Albon se mantivesse na sua zona de DRS de modo a conseguir proteger-se dos ataques do rookie e a garantir o máximo de pontos possíveis para a equipa que luta para ser best of the rest esta temporada.

Pontuação do fim de semana: 8/10

Ferrari: 

A Ferrari conseguiu o primeiro pódio da época, num fim de semana em que se apresentou com o quarto carro mais rápido, segundo a telemetria. 

Charles Leclerc voltou a dominar por completo o seu colega de equipa na qualificação, com uma diferença de quase seis décimas de segundo, com o Monegasco a partir da quarta posição e Hamilton da sétima. 

O britânico continua a apresentar dificuldades em adaptar-se ao Ferrari mas ainda assim, conseguiu atrasar Lando Norris por 3 voltas no primeiro terço da corrida.

Mas o verdadeiro highlight do fim de semana para a construtora de Maranello foi a mega corrida de Charles Leclerc. 

O piloto monegasco realizou uma masterclass em gestão de pneus com um primeiro stint em médios que durou 30 voltas, depois da paragem para duros, Leclerc demonstrou uma rapidez e consistência francamente impressionantes que o viram a ultrapassar George Russell em pista e a garantir a terceira posição e o primeiro pódio da época para os italianos. 

Lewis Hamilton termina a corrida em sétimo lugar a mais de 30 segundos do colega. 

Pontuação do fim de semana: 8/10 

Mercedes: 

Não há muito a dizer sobre o fim de semana da construtora de Brackley. 

A Mercedes manteve-se competitiva embora um nível abaixo do que foi no fim de semana passado. 

George Russell e Kimi Antonelli voltam a chegar ao Q3 com o britânico a conseguir a 3ª posição na grelha de partida, e o rookie italiano a 5ª.

Infelizmente, durante a corrida, o ritmo não estava lá, Russell perde duas posições, para Leclerc e Norris, terminado em 5º, e Antonelli perde uma posição, terminando em 6º. 

Ambos os carros nos pontos, uma corrida serena e estável mas infelizmente uma grande quebra em ritmo de corrida que vê os silver arrows a terminar a mais de 15 segundos do pódio. 

Pontuação do fim de semana: 6/10 

Red Bull: 

Depois de uma semana de alta tensão em Milton-Keynes, Max Verstappen teve uma performance que certamente apaziguou os ânimos dentro da gigante de bebidas energéticas. 

No meio de todo o ruído, o campeão em titulo volta a demonstrar o porque de ser o melhor piloto do mundo atualmente, com uma excelente sessão de qualificação que o viu a conseguir a pole position com uma volta quase perfeita no circuito de Corniche.

Yuki Tsunoda volta a chegar ao Q3 e qualifica-se em 8º, novamente a provar que devia ter começado a época no RB21. 

Já a sessão de corrida foi bastante mais difícil para a Red Bull. 

Max teve um arranque bastante fraco que culminou na perda do primeiro lugar depois de ter saído da pista na primeira curva durante a batalha com Piastri. O neerlandês recebeu uma penalização de 5 segundos. 

Já Yuki Tsunoda não chegou a completar uma volta, um incidente de corrida viu o japonês a ser obrigado a desistir da corrida depois de um toque com Pierre Gasly.

Ainda assim, Max Verstappen apresentou um ritmo excepcional que o viu a terminar a menos de 3 segundos do McLaren de Oscar Piastri, demonstrando que com um pouco mais de desenvolvimento na direção correta, Max poderá continuar na luta pelo campeonato de pilotos. 

Pontuação do fim de semana: 7/10 

McLaren: 

Oscar Piastri volta a vencer e é o novo líder do campeonato de pilotos. 

O piloto australiano conseguiu a liderança da corrida na primeira volta, depois de um excelente arranque e de uma batalha com Max Verstappen na primeira curva que provou que o jovem australiano é o principal candidato ao titulo na McLaren. 

Lando Norris continua a provar que o seu maior inimigo é ele próprio; mais um sábado decepcionante para o piloto britânico que é compensado pelo excelente ritmo de corrida dos McLaren, o atual segundo classificado do campeonato mundial de pilotos partiu da 10ª posição da grelha depois de se ter despistado no Q3 e terminou em 4º lugar a pouco mais de um segundo do pódio. 

São agora 3 vitórias para Piastri esta época e um total de 5 na carreira, igualando o seu colega de equipa.

Pontuação do fim de semana: 8/10