F1 Championship FL Power Rankings

FL POWER RANKINGS GP DO JAPÃO

O grande prémio Japonês foi, sem dúvida, o mais calmo até agora. Ainda assim produziram-se algumas histórias e começa a ser possível estabelecer uma análise clara sobre cada um dos pilotos e equipas naquele que é o início do primeiro triple header da época.

Kick sauber: 

A performance da Sauber, manteve-se mas infelizmente este não é o tipo de consistência que a equipa suíça gostaria de manter.

Nico Hulkenberg volta a bater o seu colega na qualificação mas ambos ficam pelo Q1, com o já experiente alemão a ficar menos de uma centésima de segundo à frente do rookie brasileiro, com os carros verde-fluorescentes a ocupar o 16º e 17º lugares na grelha de partida. 

Já na sessão de corrida de domingo, Bortoleto teve um arranque infeliz em que perde 3 lugares na volta inicial, em parte devido aos pneus duros que trouxe para a linha de partida, e à baixa temperatura do alcatrão, mas ao longo de toda a sessão apenas foi capaz de recuperar um deles.

Nico Hulkenberg termina exatamente onde começou, em 16º. 

Pontuação do fim de semana: 2/10

Alpine: 

Os Franceses continuam a ocupar a última posição do campeonato de construtores, embora em termos de performance estejam longe de ser o pior carro, continua a não ser suficiente para pontuar sem ajuda de fatores externos, à semelhança da Sauber. 

O fim de semana começou com um valente susto para Jack Doohan naquela que pode ser considerada como uma situação caricata com o australiano a realizar a primeira curva do circuito a 300km/h com o DRS aberto.

Já na qualificação, o Doohan classifica-se em 19º e Gasly em 11º sendo novamente uma boa sessão para o piloto francês. 

Na corrida viu-se alguma dificuldade para Pierre Gasly que perde dois lugares e termina em 13º. 

Já Doohan não teve uma má sessão, com o carro número 7 a conseguir ganhar 4 posições em pista ao terminar em 15º. 

Pontuação do fim de semana: 4/10

Racing Bulls:

Naquele que será um fim de semana que fica marcado pelo regresso de Liam Lawson à construtora de Faenza, foi Isack Hadjar quem realmente levou a equipa às costas. 

rookie franco-argelino continua com o seu excelente inicio de época e volta a qualificar-se como best of the restficando à frente do seu ídolo, Lewis Hamilton ao conseguir um 7º lugar na sessão de qualificação.

Já Liam Lawson, que se encontra novamente numa situação de adaptação ao carro foi capaz de bater na qualificação o homem que o substituiu na Red Bull, ao conseguir a 14º posição na grelha de partida que mais tarde passou para 13º devido à penalização dada a Carlos Sainz. 

Já na corrida deste domingo, Lawson perdeu 4 lugares e terminou em 17º, enquanto Hadjar consegue finalmente pontuar ao perder apenas uma posição e a terminar em oitavo lugar. 

Pontuação do fim de semana: 6/10

Aston Martin:

Este fim de semana no Japão viu a performance de Lance Stroll a cair a pique. 

O piloto canadiano estava a ter um arranque de temporada irrepreensível ao conseguir pontuar nas duas primeiras corridas do campeonato, mas passadas duas semanas, Stroll termina ambas as sessões competitivas a ocupar o 20º lugar da grelha. 

Um positivo a retirar para a equipa de Silverstone será o facto de ambos os carros terem terminado a corrida, com Fernando Alonso a finalmente conseguir terminar um grande prémio. 

A sessão de qualificação de Fernando Alonso terminou no Q2 com o espanhol a conseguir o 12º lugar que mais tarde se transformaria em 11º devido ao infortúnio do seu compatriota Carlos Sainz, e foi exatamente nessa posição que o duas vezes campeão do mundo cruzou a linha da meta, a um lugar dos pontos. 

Pontuação do fim de semana: 3/10

Haas: 

Sem dúvida alguma um fim de semana mais fraco que o anterior, muito em parte devido à performance de Esteban Ocon.

O piloto francês qualificou-se em 18º lugar e foi exatamente aí que terminou a corrida de domingo, já o seu colega britânico surpreendeu tudo e todos com a sua sessão de qualificação onde chega ao Q3 pela primeira vez esta época, havendo um enorme contraste entre ambos os pilotos na qualificação e na corrida onde Bearman volta a pontuar ao terminar na 10ª posição. 

Pontuação do fim de semana: 5/10

Williams: 

Alexander Albon continua a ser o ponto alto da equipa britânica que já pode ser confortavelmente considerada como uma das duas melhores equipas do midfield

O piloto tailandês chega novamente ao Q3 com o 9º tempo mais rápido da sessão e termina novamente a corrida nos pontos, no lugar de onde partiu. 

Já Carlos Sainz continua a apresentar dificuldades de adaptação e conta com alguns episódios infelizes durante o fim de semana. 

Para além de não passar do Q2 no sábado, é também penalizado em 3 lugares depois de ter impedido Lewis Hamilton durante a qualificação, acabando por partir em 15º. 

No domingo, o piloto espanhol consegue ganhar uma posição, terminando em 14º mas demonstrando algumas dificuldades durante o último setor da pista.

Pontuação do fim de semana: 5/10

Ferrari: 

Numa pista onde a Ferrari apresentou o quarto melhor ritmo de qualificação, Charles Leclerc conseguiu um quarto lugar à frente de ambos os Mercedes que tinham o segundo melhor carro segundo a data apresentada no final da sessão, já Lewis Hamilton teve uma qualificação que deixou algo a desejar, o piloto britânico ficou com o 8º lugar, diretamente atras do Racing Bulls de Isack Hadjar. 

Já na sessão de corrida, não há muito que se possa dizer, Charles Leclerc consegue manter a sua posição mas nunca roda remotamente perto do top 3 e Lewis Hamilton consegue ganhar uma posição, terminado em sétimo. 

Tendo em conta o fiasco do último fim de semana de corrida, a Ferrari consegue aqui pontos valiosos. 

Pontuação do fim de semana: 6/10

.

Mercedes: 

Pela primeira vez esta época a Mercedes fica afastada do pódio com George Russell a terminar em 5º lugar e Kimi Antonelli em 6º, exatamente onde se tinham qualificado. 

Embora a sessão de qualificação tenha deixado algo a desejar, sendo batidos pelo menos por 1 dos carros de todos os seus competidores diretos, o race pace do rookie italiano foi bastante bom valendo lhe diversos recordes este fim de semana, inclusive o de volta mais rápida em corrida em Suzuka e o de piloto mais jovem a liderar uma corrida de F1. 

Pontuação do fim de semana: 7/10

Red Bull: 

A narrativa do RB21 não ser um carro capaz de lutar por vitórias durou exatamente 4 fins de semana. 

Max Verstappen provou mais uma vez o porque de ser campeão em título com uma das melhores  sessões de qualificação de sempre na sua carreira e uma corrida irrepreensível que trouxe a primeira vitória da época à equipa de Milton-Keynes. 

A estreia de Yuki Tsunoda foi abaixo das expectativas mas realisticamente não se podia pedir mais ao piloto japonês.

As dificuldades que Liam Lawson demonstrou no segundo carro da Red Bull são sentidas por tsunoda também, embora não tão exacerbadas como pelo neozelandês.

O piloto da casa chegou ao Q2 na sua primeira sessão de qualificação pela Red Bull e terminou a corrida fora dos pontos, ainda assim ganhou uma posição em pista, terminando em 12º lugar. 

Pontuação do fim de semana: 8/10

McLaren: 

As papaias iniciaram novamente o fim de semana com o carro mais rápido, e as expectativas eram as de um novo 1-2 para a equipa de Woking, mas a sessão de qualificação provou-se um problema para os britânicos. 

Oscar Piastri cometeu um erro no inicio da sua volta mais rápida da sessão que viu o piloto a perder a pole position embora tivesse tido o segundo e terceiros setores mais rápidos. 

Lando Norris conseguiu o primeiro setor mais rápido mas não foi capaz de bater o tempo de Max Verstappen por 0.012s embora tenha também batido o anterior recorde de pista. 

Já na corrida o erro da Mclaren foi claríssimo, Oscar Piastri apresentava um ritmo superior ao de Lando Norris durante grande parte da corrida, e entre os dois Mclaren seria o Australiano o mais capaz de alcançar Max Verstappen, ainda assim, a Pit Wall laranja não deu a ordem para a troca de posições, algo que lhes pode ter custado a vitória neste grande prémio, embora tenha salvaguardado a liderança de Lando Norris no campeonato de pilotos por apenas 1 ponto. 

Nota do fim de semana: 7/10