O templo da velocidade coroou um novo rei, como se sairam as equipas e pilotos no fim-de-semana mais rápido do ano?
Kick Sauber:
A Sauber apresentou-se em Monza com um carro competitivo que liderou a grelha em velocidade de ponta que lhes garantiu mais uma chegada ao Q3 vinda do suspeito do costume, Gabriel Bortoleto. O brasileiro qualificou-se na sétima posição depois de excelentes voltas no Q2 e Q3.

Nico Hulkenberg teve uma qualificação mais fraca, o alemão ainda assim conseguiu a 12ª posição ao ser eliminado no Q2.
Já em corrida, apenas houve um Sauber na contenção com o veterano alemão a ser obrigado a abandonar antes da corrida começar, no final da volta de formação.
Bortoleto teve uma corrida boa em que o Sauber demonstrou excelente ritmo para aquilo que seria esperado e o brasileiro volta a terminar nos pontos na 8ª posição.
Um fim-de-semana sólido com azar de Hulkenberg e mais uma excelente performance de Bortoleto que continua a mostrar-se como um dos melhores rookies do ano.
Pontuação do fim de semana: 6/10
Alpine:
Continua a ser um época para esquecer para a equipa francesa e Monza não trouxe nada de diferente para Franco Colapinto e Pierre Gasly.

O francês foi batido por Colapinto na sessão de qualificação mas ambos ficaram pelo Q3 com Gasly a partir das pits depois de alterações em Parc Fermé. Na corrida não havia muito que os pilotos pudessem fazer com um carro que se apresentou novamente como o mais fraco da grelha. Colapinto termina em 17º e Gasly em 16º.
Pontuação do fim de semana: 2/10
Racing Bulls:
Depois do fantástico pódio de Isack Hadjar, a Racing Bulls voltou à terra e Monza provou-se mais desafiante para os italianos.

Pela primeira vez na sua carreira, Isack Hadjar cai no Q1 e começou a corrida na pit lane depois de alterações a vários componentes da unidade de potência do seu carro.
Liam Lawson foi também eliminado no Q1 e partiu da 18ª posição.
Hadjar teve no domingo uma corrida extraordinariamente bem conseguida com o rookie francês a estender o primeiro stint de pneus duros de forma magnifica e conseguiu terminar nos pontos com a 10ª posição.
Lawson não teve uma corrida tão bem conseguida e embora tenha temporariamente conseguido estar na contenção por pontos depois de ter começado com pneus macios, não conseguiu demonstrar o ritmo necessário e acaba por cair para a 14ª posição.
Pontuação do fim de semana: 6/10
Aston Martin:
Fernando Alonso volta a bater Lance Stroll na sessão de qualificação com uma diferença considerável.

Alonso chegou ao Q3 conseguindo o 8º tempo mais rápido da sessão de qualificação enquanto Stroll volta a ser eliminado no Q1 partindo de 16º para a corrida de domingo.
Na corrida de domingo, o canadiano optou por uma estratégia que o viu efetuar um stint inicial bastante longo que acabou por ser arruinado por uma paragem que ficou marcada por um erro eletrónico nas luzes da box da Aston Martin que o viu perder 13 segundos.
Alonso foi vitima do azar que atormentou a Aston Martin este fim-de-semana com o espanhol a sofrer uma falha bizarra na suspensão que o obrigou a abandonar a corrida quando parecia ter garantida uma posição nos pontos.
Pelo menos um carro estaria nos pontos este fim-de-semana com Alonso a demonstrar um excelente nível na qualificação e no início da corrida.
Pontuação do fim de semana: 4/10
Haas:
Ollie Bearman conseguiu maximizar o Haas na sessão de qualificação de sábado, esteve bastante perto do Q3 num carro que não se provou competitivo o suficiente durante todo o fim-de-semana para justificar esta posição tendo em conta o resto do midfield, enquanto Esteban Ocon foi incapaz de demonstrar o mesmo ritmo que o britânico ficando na 15ª posição.

Durante a corrida, ambos os carros demonstraram bom ritmo, no entanto não o suficiente para melhorar nas posições conseguidas na qualificação numa corrida que fica marcada pelas penalizações entregues a ambos os pilotos.
Esteban Ocon levou 5 segundos de penalização depois de forçar Lance Stroll para fora de pista, enquanto Bearman se envolveu num incidente com Carlos Sainz que lhe valeu uma penalização de 10 segundos.
Ambas as situações eram perfeitamente evitáveis e a Haas sai de Itália com ambos os carros fora do top 10.
Pontuação do fim de semana: 4/10
Williams:
Alex Albon protagonizou em Monza uma excelente corrida depois daquilo que foi uma sessão de qualificação difícil para ambos os Williams.
Na chegada à sessão de qualificação, ambos os Williams demonstraram dificuldades e ambos acabaram por ser eliminados no Q2 com Sainz a bater o seu colega por uma posição.

Na corrida a conversa foi diferente, os pilotos tiveram estratégias diferentes e foi a de Alexander Albon que trouxe mais frutos à Williams. O tailandês partiu de pneus duros enquanto Sainz de médios, e embora tenha passado grande parte da corrida atrás do espanhol, o tailandês foi capaz de estender ao máximo o jogo de pneus e após a paragem, emergiu na sétima posição ganhando 7 lugares em pista e terminando nos pontos.
Sainz teve uma corrida mais difícil mas parecia capaz de chegar aos pontos até ao incidente com Ollie Bearman que embora tenha sido culpado pelo toque entre os dois rivais do midfield, Sainz poderia ter perfeitamente evitado a colisão.
Grande corrida de Albon num fim-de-semana em que a Williams foi rápida mas demonstrou dificuldades na qualificação.
Pontuação do fim de semana: 6/10
Ferrari:
Não há muito a dizer sobre o fim-de-semana da Ferrari sem ser aquilo que poderia ter sido a qualificação.

Charles Leclerc falhou a pole position por 2 décimos depois da Ferrari não ter ordenado Lewis Hamilton a dar um tow ao monegasco que poderia potencialmente ter significado a primeira posição da grelha a ser ocupada por um Ferrari. A justificação dos italianos e de Lewis Hamilton ao sucedido foi o facto de Lewis e a equipa não quererem sacrificar a qualificação de Hamilton que chegava a Itália com uma penalização de 5 lugares devido a infrações em Zandvoort.
Leclerc qualificou-se em 4º com Hamilton diretamente atrás em 5º com uma diferença de aproximadamente um décimo, uma boa qualificação para Hamilton.
Na corrida Leclerc não foi ameaçado e 4º parecia realmente o teto de desempenho da Ferrari. O monegasco manteve Russell facilmente atrás mas depois de uma luta com piastri em pista foi comprovado que o Ferrari não era capaz de lutar pelo pódio.
Lewis partiu de 10º e conseguiu recuperar 4 posições ao terminar em 6º. O britânico começou bastante bem a corrida mas depois das paragens perdeu um ritmo que só reencontrou nas voltas finais, ainda assim insuficiente para apanhar o seu ex-colega de equipa, George Russell.
Ambos os carros nos pontos depois do pesadelo em Zandvoort mas ainda assim seria esperado mais dos italianos em Monza.
Pontuação do fim de semana: 6/10
Mercedes:

George Russell e Kimi Antonelli terminaram ambos nos pontos com o Mercedes a ser o quarto carro mais rápido do fim-de-semana.
Russell qualificou-se em quinto e termina em quinto não conseguindo apanhar Charles Leclerc mas conseguindo manter Lewis Hamilton atrás. Uma corrida bem executada em que o britânico não cometeu erros. Com Kimi Antonelli a história foi diferente.
O rookie italiano continua a demonstrar dificuldades e embora tenha acabado nos pontos teve um fim-de-semana caótico. Desde viagens à gravilha nos treinos livres a penalizações. Kimi podia ter tido um desempenho melhor e este fim-de-semana fica marcado pela primeira critica em público da parte de Toto Wolff ao italiano.
Pontuação do fim de semana: 5/10
Red Bull:
O templo da velocidade trouxe mais uma vitória para Max Verstappen num fim-de-semana que só podia ter sido melhor com Yuki Tsunoda a acabar nos pontos.

Max conseguiu bater dois recordes em Monza, corrida mais rápida em velocidades média e volta mais rápida em velocidade média e é oficialmente o homem mais rápido de sempre na Fórmula 1. Pole position no domingo juntamente com a vitória deram um brilho especial ao primeiro triunfo de Laurent Mekies como team principal da Red Bull.
Tsunoda conseguiu chegar ao Q3 mas infelizmente durante a corrida o japonês não demonstrou qualquer tipo de ritmo caindo 5 posições.
Dominio completo de Max numa vitória que fez relembrar 2023.
Pontuação do fim de semana: 9/10
McLaren:
Oscar Piastri e Lando Norris foram usurpados este fim-de-semana naquele que tem sido o seu papel de domínio completo da grelha.

A dupla de pilotos da McLaren foi usurpada num fim-de-semana que deu que falar devido às ordens de equipa que foram dadas a Oscar Piastri para ceder a posição de volta a Lando Norris depois do britânico ser vítima de um erro na paragem.
As papayas continuam competitivas mas num circuito que premeia a velocidade de ponta, foram incapazes de lutar contra a velocidade pura de Max Verstappen e da Red Bull.
Mais um duplo pódio para a construtora de Woking com Lando Norris a superiorizar-se a Oscar Piastri na qualificação e na corrida, embora com um pouco de ajuda.
Pontuação do fim de semana: 8/10