A chegada de Franco Colapinto à F1 durante a época de 2024 foi bastante boa. O argentino demonstrou um ritmo francamente positivo que em conjunto com o seu carisma o tornou num favorito para os fãs.
Logan Sargeant foi substituido por Colapinto a meio da época passada com o piloto sul americano a impressionar na Williams, no entanto a sua performance foi marcada por alguns erros nas rondas finais do campeonato. Com a Williams a assegurar Carlos Sainz para a época de 2025, Colapinto foi emprestado à Alpine como piloto de testes e reserva.
Na sétima ronda do campeonato de 2025, Franco volta a ser chamado, desta vez para substituir Jack Doohan que teve um início de temporada bastante difícil, com o carro da Alpine a provar-se como um dos piores da grelha.

O seu desempenho em 2025 não podia estar mais longe do impacto conseguido em 2024, o argentino continua sem pontuar e teve na semana passada durante testes da Pirelli o seu acidente mais aparatoso até à data. O argentino foi levado ao centro médico e custou dados preciosos à fornecedora de pneus da Formula 1. Este acidente no Hungaroring chegou depois de um acidente durante a qualificação em Imola e em Silverstone.
Segundo a Formula 1 Magazine, Colapinto e os seus agentes já começaram a procurar opções para o piloto fora da Formula 1 com a Indy Car e o WEC a serem os destinos mais prováveis depois de 7 corridas pela Alpine em que o jovem parece destinado à saída do pináculo do desporto motorizado, é pouco provável que a Alpine lhe entregue um contrato em 2026 quando já circulam rumores sobre se realisticamente chegará a terminar esta época no A525 com a pressão a amontoar-se sobre o rookie.