Red Bull Racing

Helmut Marko contente com as aventuras de Max.

A Red Bull deu a luz verde a Max Verstappen para actividades ‘extra-curriculares’ e o piloto neerlandês está certamente a aproveitar. 

Depois de conseguir a sua licença de GT3 no início do mês, Max Verstappen competiu e venceu  no fim-de-semana passado as 4 horas de Nürburgring, uma semana depois de ter vencido em Baku e prepara-se agora para o Grande Prémio em Singapura, uma pista que o 4 vezes campeão do mundo nunca venceu. 

O piloto de 28 anos foi alvo de algumas críticas relativamente à sua participação no evento de GT3 e sobre o que realmente ela significa para o seu compromisso com a Formula 1. No entanto, Helmut Marko foi rápido a abater estas vozes. 

Marko, que competiu numa altura em que era normal pilotos correrem em diversas categorias, afirma que Max é apenas um fanático por desporto motorizado: 

‘O Max é um fanático, e qualquer oportunidade que possa surgir ele vai aproveitar. É algo que lhe traz muito prazer e onde se encaixa, na altura eu também conduzia tudo.’

Ao refletir sobre o desempenho de Max no inferno verde, onde o neerlandês partiu da terceira posição na grelha, Marko não escondeu o seu agrado: 

‘É inacreditável, só o começo da corrida e a primeira curva, a maneira como ele ultrapassa dois carros e consegue a liderança, foi algo à Verstappen, mais ninguém consegue fazer isso.’

Durante as duas horas iniciais da corrida, Max conseguiu construir uma liderança de mais de um minuto no seu Ferrari 296 GT3. O seu colega, Chris Lulham realizou a segunda metade da corrida e cruzou a linha da meta com 24 segundos de avanço do segundo lugar.

‘É impressionante mas não me surpreende.’ Afirmou Helmut Marko 

‘Criou um minuto de avanço para o segundo classificado, faz isso num carro de Formula 1 também.’

O principal objetivo de Verstappen e correr nas 24 horas de Nürburgring, algo que pode acontecer já no próximo ano. O quatro vezes campeão do mundo demonstrou interesse em competir também nas 24h de Le Mans numa equipa com o seu pai, Jos Verstappen. 

O ex-piloto de Formula 1 foi rápido a por um travão nas expectativas do filho mas Marko acredita que pode acontecer. 

‘O Jos mantém-se em forma através dos Rallys, é muito rápido lá. Quando o Max se reformar consigo imaginar isso a acontecer, ou se o campeonato de F1 permitir, mais cedo.’ 

Depois de um mês de setembro repleto de vitórias, Verstappen voltou a entrar na equação do campeonato mundial de pilotos e chega a Singapura a 69 pontos de Oscar Piastri.