McLaren

McLaren rompe ligação com jovem talento da F2.

Alex Dunne é um dos talentos mais entusiasmantes da F2 e da academia da McLaren. Depois de um excelente ano de estreia na F2 que incluiu uma sessão de treinos livres na Áustria pela McLaren, o piloto de 19 anos e a construtora de Woking rompem a ligação que começou apenas no ano passado. 

Dunne encontra-se atualmente na quinta posição do campeonato de F2 depois de uma época repleta de incidentes. O piloto passou por um plano com a McLaren que incluiu testes no McLaren de 2023 e um papel de piloto de testes e de reserva para a equipa de Formula E da McLaren que deixou entretanto de existir. 

Na antevisão do Grande Prémio de Singapura, a construtora britânica anunciou que tinham terminado o contrato com Dunne com efeito imediato, deixando o piloto livre para se juntar a outra academia.

‘Foi um prazer trabalhar com o Alex durante o último ano e fazer parte do seu sucesso e crescimento como piloto.’ Disse a McLaren em comunicado.

Com o talento e potencial de Dunne é provável que uma futura ida para outra equipa seja o motivo da separação da McLaren, com a Red Bull a parecer o destino mais provável para o jovem. 

Helmut Marko, o líder do programa de jovens pilotos da Red Bull tem sido um forte admirador de Dunne e a possibilidade da Red Bull poder oferecer um lugar na F1 mais cedo do que a McLaren parece ser o fator principal para uma mudança. 

É pouco provável que Dunne esteja em contenção para um lugar já na próxima época, com Yuki Tsunoda, Liam Lawson, Isack Hadjar e Arvid Lindblad todos em linha para manter o seu lugar ou receber uma promoção. 2026 ou 2027 seria o ano para o jovem irlandês.