A Red Bull foi multada este fim-de-semana em Austin por infringir as regras de pré corrida do Grande Prémio dos Estados Unidos.
Um membro da equipa de Milton-Keynes tentou interferir com o posicionamento de um pedaço de fita-cola utilizado pelos mecânicos de Lando Norris na parede de modo a ajudar o atual segundo classificado do campeonato mundial de pilotos a posicionar-se de maneira correta na grelha de partida depois da volta de formação.

O britânico qualificou-se na segunda posição e arrancou do lado direito da grelha, que curiosamente, é junto a um portão que dá acesso ao pit wall e por onde os mecânicos e engenheiros da equipa devem evacuar a pista segundo o protocolo pré corrida.
Depois da volta de formação começar, um membro da equipa da Red Bull voltou a entrar pelo portão enquanto os marshalls o tentavam fechar e não demonstrou qualquer tipo de reação enquanto o tentavam impedir de entrar em pista.
Segundo vários orgãos de comunicação social, é agora sabido que o membro da Red Bull tentou chegar à parede paralela à posição de Lando Norris na grelha e começou a mexer na zona onde estava o pedaço de fita.
E ao que parece isto não é um caso isolado, com a Red Bull a tentar interferir com a fita cola em diversos grandes prémios, obrigando a McLaren a alterar o procedimento, de modo a que seja mais difícil interferir.
Teoricamente, o uso de fita por parte da McLaren e de Lando Norris é perfeitamente legal, tendo em conta que não existe qualquer regulamento que proíba a utilização de fita como marcador visual. Mas isto também quer dizer que não existe qualquer regra que proíba outra equipa de interferir com o procedimento.
Relativamente ao que aconteceu em Austin, a multa e a repreenda ocorrem devido ao facto de ter havido um claro desrespeito pelos procedimentos e protocolo empregue para o início seguro de uma corrida, o que no pior dos casos, pode levar ao atraso do início da corrida e é exatamente por causa disto que a Red Bull foi multada em 50.000 euros pelo incidente.

Laurent Mekies, o chefe da equipa da Red Bull não se demonstrou preocupado com a situação:
‘Parece ter havido o sentimento de que durante os procedimentos na grelha, um dos nossos colaboradores não seguiu as regras dadas pelos oficiais de pista.’
‘Falamos com as nossas pessoas, e eles estão bastante certos de que seguiram as instruções dos marshalls. Portanto acho que existe aqui um mal entendido.’
‘Fomos ver o vídeo com a FIA e certamente é algo que podemos melhorar no futuro. Mas garanto que do nosso lado, não existiu a sensação de que tivessem sido ignoradas instruções, penso que é uma tempestade num copo de água.’
‘Ainda assim, algo a melhorar no futuro.’
Com a luta pelo campeonato a aquecer e num desporto tão competitivo como a Formula 1, é normal que as equipas lutem com tudo o que podem para ganhar uma vantagem.
Neste caso, serve para comprovar que os jogos mentais não se passam só em pista e entre os pilotos, toda a equipa está envolvida.

