Fernando Alonso

Driver

Com mais de duas décadas de experiência na Fórmula 1, Fernando Alonso dispensa apresentações. Nascido em 1981 em Oviedo, Espanha,  Fernando tornou-se piloto de testes da Minardi em 2000 depois de ter vencido a primeira competição de Single seater em que participou, o Euro Open by Nissan.

Em 2001 depois de uma espetacular época na Fórmula 3000 internacional, o espanhol foi finalmente chamado às ‘’Big Leagues’’ e embora tivesse um carro pouco competitivo, Alonso mostrou as suas capacidades e embora perdesse um lugar na grid em 2002, tornou-se piloto de testes da Renault e voltou em 2003 à grid a correr pela construtora francesa e foi nesta época que a lenda de Fernando Alonso nasceu; pole-sitter mais jovem de sempre, piloto mais jovem a conseguir um pódio e piloto mais jovem a liderar e vencer uma corrida tudo isto com 22 anos.

Em 2005 Renault mudou o lay-out do seu motor V10 e recolheu os dividendos desta mudança instantaneamente e embora o carro não fosse mais rápido que o McLaren de Kimi Räikkönen, a consistência do Espanhol levou ao título e Alonso tornou-se no mais jovem de sempre a tornar-se campeão mundial.

A época de 2006 viu o renascimento da Ferrari de Schumacher depois das mudanças de regulamentos que os apagaram em 2005 mas nem isto foi capaz de parar Fernando Alonso, com uma primeira parte de época imperial, em que termina em primeiro ou segundo em todas as corridas, Fernando é assombrado por alguns problemas mecânicos na segunda metade mas ainda assim, conseguiu sagrar-se bi-campeão. Em 2007 ‘’El Nano’’ juntou-se à McLaren e quase esteve perto de um terceiro título consecutivo mas problemas internos afastaram-no de Woking e depois de 2 anos com a Renault, onde vence 2 corridas, Alonso junta-se à Ferrari em 2010 e na sua primeira época, falava o título por apenas 4 pontos. A sua melhor época de vermelho foi sem dúvida a de 2012 em que Fernando arrastou um Ferrari pouquíssimo competitivo para uma luta pelo campeonato e novamente, por muito pouco que não a venceu, ficando apenas a 3 pontos de Sebastian Vettel. 2013 e 2014 foram ainda piores para a Ferrari e em 2015 Alonso voltou à McLaren naquele que foi o ano de reunião entre a construtora e a Honda mas este foi um dos piores períodos para a McLaren e em 2018, Alonso pôs uma pausa na sua carreira de F1. Em 2019 o espanhol correu no World Endurance Championship com a Toyota e venceu o campeonato incluíndo 2 vitórias nas 24 horas de Le Mans, posto isto Alonso tentou vencer o Indy 500 com a McLaren, venceu as 24 horas de Daytona e tentou ainda uma vitória no Rally Dakar.

Com literalmente rios de experiência em várias categorias, Alonso voltou à Renault, mas desta vez a equipa de Enstone tinha sido vítima de um rebrand e Alonso representava agora a Alpine e foi preciso pouco tempo para Fernando mostrar que não perdeu qualquer tipo de ritmo com uma defesa incrível a Lewis Hamilton que deu a vitória a Esteban Ocon e à Alpine na Hungria, um pódio no Qatar e um começo na primeira fila no Grande Prémio de Montréal tudo isto num carro lento e com imensos problemas mecânicos, o espanhol mostrou que ainda tinha muito para dar e em 2023 juntou-se à Aston Martin e o sucesso foi imediato com diversos pódios.

Com 43 anos de idade, Alonso provou ser um piloto rápido e inteligente, será que a chegada de Adrian Newey à Aston Martin poderá traduzir-se num terceiro título para o espanhol?

Mattia Binotto

Team Principal

Ayao Komatsu

Team Principal

Andy Cowell

Team Principal

Oliver Oakes

Team Principal

Andrea Stella

Team Principal