Lance Stroll

Driver

Com apenas 11 anos, Lance Stroll assinou com a Ferrari e passou a fazer parte da sua academia de pilotos e a partir daí pareceu destinado à Fórmula 1.

Depois de vencer diversas categorias de Karts no Canadá, Lance mudou se para a Europa, continuou a competir nesta categoria até 2014 quando entrou na F4 italiana e venceu o título com a Prema.

Em 2015 Stroll competiu na Toyota Racing Series na Nova Zelândia que venceu e na F3 europeia. Em 2016 Stroll continuou a competir na F3 e molhou os pés no Daytona 24H onde terminou em quinto lugar mas o campeonato europeu de F3 era a sua verdadeira prioridade e conseguiu concretizar, venceu 14 das 30 corridas e dominou o seu colega de equipa com uma diferença de 180 pontos.

Em 2017 chegou finalmente à Fórmula 1 sendo colega de Filipe Massa na Williams, teve um inicio de época algo difícil em que foi obrigado a retirar o carro três vezes consecutivas e andava a rodar muito longe dos pontos nas restantes corridas mas no fim de semana de Montréal, lance conseguiu terminar a corrida em nono lugar e conseguiu assim os seus primeiros pontos na F1 mas o melhor ainda estava para vir.

No Azerbaijão, Lance surpreendeu tudo e todos ao conseguir um terceiro lugar e a tornar se o segundo rookie mais jovem de sempre ao subir aos prestigiados três lugares que elaboram o Pódio e depois de mais quatro fins de semana a pontuar, Lance terminou a época em 12º lugar, apenas 3 pontos atrás do seu colega. A época de 2018 foi bastante difícil para a Williams e Lance conseguiu apenas 6 pontos e em 2019 depois de um investimento do seu pai, Lawrence Stroll na Racing Point, o canadiano tornou-se colega de equipa de Checo Pérez, Lance passou por um período de adaptação ao carro que o viu ficar atrás do seu colega e na época de 2020 vimos a sua melhor prestação, 7 corridas seguidas nos pontos que culminaram no seu segundo pódio, em Monza e na primeira pole position da história da Racing Point e na carreira de Lance, no Grande Prémio Turco que o seu colega viria posteriormente a ganhar. Desde aí, Lance não conseguiu voltar a estas performances mas tem demonstrado consistência e rasgos do seu potencial na Aston Martin onde já partilhou garagem com dois campeões mundiais, Sebastian Vettel e Fernando Alonso, com a chegada de Adrian Newey e se Lance concretizar o seu potencial, pode ser que o melhor ainda esteja para vir para o canadiano de 26 anos.

 

Mattia Binotto

Team Principal

Ayao Komatsu

Team Principal

Andy Cowell

Team Principal

Oliver Oakes

Team Principal

Andrea Stella

Team Principal