Red Bull Racing Racing Bulls

Uma Oportunidade para Yuki Tsunoda

O azar de uns é a sorte de outros, e neste caso o falhanço na adaptação de Liam Lawson produziu possivelmente, o único cenário onde Yuki Tsunoda, apesar de ser um piloto Honda, teria uma oportunidade para provar o seu valor na equipa principal.

É já a partir da próxima corrida em Suzuka que a Red Bull irá efetuar a troca entre Liam Lawson e Yuki Tsunoda. 

O Piloto japonês deverá assumir o segundo lugar na Red Bull já a partir do dia 4 de abril, no Free Practice 1 . Este será sem dúvida o fim de semana mais importante da carreira do Japonês, para além da pressão de ser a sua Home race, irá sentar-se no assento mais controverso dos últimos anos no desporto. 

Desde a saída de Daniel Ricciardo que a Red Bull tem tido tremendas dificuldades em encontrar um número 2 à altura de Max Verstappen, desde então já vimos 4 pilotos a fazer dupla com o neerlandês e apenas o mexicano Sérgio Perez se conseguiu manter na equipa por mais de 2 anos, tendo Pierre Gasly durado 12 corridas em 2019 e Alexander Albon 26 em 2019 e 2020.

Depois de apenas dois fins de semana ao serviço da construtora de Milton Keynes, Liam Lawson será despromovido à Racing Bulls, e embora performance seja tudo na Fórmula 1, é impossível não considerar estes acontecimentos como algo prematuros. 

Desde o final de 2023 que tem havido problemas internos na Red Bull, personificados por Helmut Marko e Christian Horner e havendo duas figuras tão polarizantes como estas dá aso às situações que temos vindo a presenciar da parte da gigante de bebidas energéticas, não parece haver um fio condutor nestas decisões, a escolha de Lawson no final de 2024 enquanto Yuki tinha sido o escolhido para realizar os testes de final de época no RB20 carece de lógica e pode ter sido o primeiro prego no caixão do neozelandês. 

Agora resta-nos esperar e descobrir se as palavras de Max Verstappen relativamente ao RB21 serão efetivamente verdade ou se Yuki acabará por demonstrar que o carro é rápido.