Mercedes AMG Petronas

A batalha política entre Ferrari e Mercedes pode estar prestes a ter um vencedor.

Depois de semanas de trocas de informações técnicas e pedidos de esclarecimento à FIA, tudo indica que o controverso difusor introduzido pela Mercedes no W17 deverá ser banido, possivelmente já a partir do Grande Prémio da Áustria.

A notícia surge poucas semanas depois de a Ferrari ter questionado a legalidade da solução utilizada pela equipa alemã.

Antes do início da temporada, a própria Ferrari viu a FIA rejeitar um conceito semelhante para o SF-26. A solução desenvolvida em Maranello utilizava extensões serrilhadas na parte superior do difusor, com o objetivo de melhorar o controlo do fluxo de ar na traseira do carro e aumentar a carga aerodinâmica.

Quando a Mercedes apresentou uma solução aparentemente semelhante no Canadá, a Ferrari não demorou a pedir esclarecimentos à FIA, questionando porque razão um conceito tinha sido proibido enquanto outro era considerado legal.

Inicialmente, a Federação acabou por considerar o conceito da Mercedes conforme com os regulamentos, embora tenha exigido algumas pequenas alterações à geometria do difusor.

No entanto, segundo informações avançadas pela imprensa italiana, a posição da FIA mudou nas últimas semanas e a solução da Mercedes deverá agora ser proibida com efeito praticamente imediato.

Caso a decisão seja confirmada, a Mercedes será obrigada a regressar a uma especificação anterior já no Red Bull Ring.

Mais do que uma simples questão técnica, esta decisão representa uma importante vitória política para a Ferrari, que desde o início defendia que as duas soluções deveriam ser avaliadas exatamente da mesma forma.

Resta agora perceber qual será o impacto real desta alteração no desempenho do W17, numa altura em que cada detalhe pode fazer a diferença na luta pelo campeonato.