McLaren

A McLaren pode estar prestes a copiar uma das ideias mais interessantes da temporada.

A asa traseira macarena está oficialmente na moda na Fórmula 1.

Depois de Ferrari e Red Bull, chegou a vez da McLaren testar a sua própria versão deste conceito durante os treinos livres do Grande Prémio da Áustria.

Quando a Ferrari apresentou esta solução nos testes de pré-temporada, no Bahrein, muitos ficaram surpreendidos. O conceito altera a orientação do flap superior, fazendo com que este fique “ao contrário” quando a asa está aberta. A geometria da asa parecia completamente diferente do habitual e levantou até dúvidas sobre a sua legalidade. Mas bastaram alguns meses para outras equipas começarem a seguir o mesmo caminho.

Agora é a McLaren quem quer perceber se a ideia também funciona no MCL40.

Para já, a equipa vai utilizar esta asa apenas na sexta-feira, durante os treinos livres. O objetivo passa por comparar diretamente o novo conceito com a especificação atual e recolher dados antes de decidir se vale a pena transformá-lo numa atualização para o resto da temporada.

O próprio diretor técnico da McLaren, Neil Houldey, confirmou que esta será uma asa experimental e deixou claro que a equipa continua à procura de qualquer oportunidade para encontrar tempo por volta, mesmo depois dos pacotes de atualizações introduzidos em Miami e no Canadá.

Se os testes correrem como esperado, não será surpresa ver esta asa regressar mais tarde na temporada… desta vez para competir.