A polémica das penalizações do Grande Prémio do Mónaco está longe de terminar. A McLaren e a Red Bull decidiram contestar a decisão da FIA que devolveu o terceiro lugar a Pierre Gasly após uma revisão das penalizações atribuídas ao piloto da Alpine.
Durante a corrida, Gasly recebeu duas penalizações por alegadamente estar em excesso de velocidade na pit lane. Após a corrida, uma revisão dos dados, revelou um erro na medição da distância entre dois pontos de controlo utilizados para calcular a velocidade dos carros.
A FIA concluiu que Gasly não tinha ultrapassado o limite de velocidade, anulando as penalizações e devolvendo-lhe o lugar no pódio.
É precisamente este ponto que está na base da posição de McLaren e Red Bull. As equipas consideram que a decisão cria um problema de equidade desportiva, uma vez que apenas um dos pilotos afetados beneficiou diretamente da correção do erro
A McLaren e a Red Bull consideram que outros pilotos também foram afetados pelo mesmo erro, mas já tinham cumprido as respetivas penalizações durante a corrida, sem possibilidade de recuperar o tempo perdido.
O caso seguirá agora para o Tribunal Internacional de Apelação da FIA, que terá a palavra final sobre uma das situações mais polémicas da temporada até ao momento.

